domingo, 17 de junho de 2012

SUSTENTABILIDADE: “Um chamado à cooperação e à esperança”.

________________________________________

Cultura:

 

Rio +20
13 a 22 de junho

 

O objetivo da Conferência Rio +20 é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

IMG_8959

 

A Conferência tem dois temas principais:

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

_____________________________

 

 

“Um chamado à cooperação

e à esperança”.

 

Vivemos tempos dramáticos e, ao mesmo tempo, esperançadores. Dramáticos porque nossa Casa Comum, a Terra, parece estar ardendo em chamas. Temos que nos organizar para salvá-la. Esperançadores porque mais e mais pessoas estão despertando para suas responsabilidades para com o futuro comum, da vida, da humanidade e da Terra. Esse futuro só será garantido se colocarmos a sustentabilidade como um denominador comum de todas as formas de vida e de nossas práticas.

 

economia_solidaria_CS Monitor _com

CSmonitor.com

 

Os tomadores de decisões particularmente no campo da economia e das finanças, em profunda crise sistêmica, lentamente percebem que as causas principais da crise atual não se encontram na economia, mas na ética que foi desrespeitada pelo excesso de ganância e pela ausência da justa  medida que levou à falta de confiança, necessária para a fluidez da vida econômica.

Temos que voltar a fazer o bem , o justo e o certo, e não apenas não fazer o mal. Por isso se justifica a intrigante pergunta: Que tipo de sustentabilidade os países industrializados e ricos podem oferecer para a vida e para a Terra se não conseguem sequer garantir a sustentabilidade daquilo que constitui o mais importante para eles, que são os mercados  e o valor das moedas?

IMG_6584

 

Não obstante estes impasses, cremos que, ao agravar-se, dia a dia, o mal-estar cultural e ecológico, vai prevalecer o senso de urgência que porá em marcha a quebra do paradigma de dominação e de conquista atual em favor do paradigma do cuidado e da responsabilidade coletiva, este sim, capaz de devolver vitalidade à Terra e assegurar um futuro melhor para o mundo globalizado.

O nível mais alto de consciência, o espiritual, nos convencerá a amar mais a vida que o capital material, a evitar todo tipo de dano à biosfera e a tirar da Terra  somente aquilo que realmente precisamos para viver com suficiência e decência. Esse é um dos propósitos básicos da sustentabilidade.

IMG_6421

 

Por natureza somos seres de cooperação e de solidariedade. Em momentos de grande risco e de tragédias coletivas se anulam as diferenças de classe social e todos são convocados para a cooperação e para a solidariedade. Então nos entreajudamos para nos salvar. Esse momento se aproxima, pois a Terra está dando sinais de estresse e de limites de suas forças.

Não estamos diante de uma tragédia anunciada, mas no coração de uma crise fundamental que nos vai acrisolar, purificar e permitir dar um salto rumo a uma humanidade sustentável habitando um mundo que juntos podemos fazê-lo existir sustentavelmente.

 

Leonardo Boff, 1938, é formado em Teologia e Filosofia, sendo autor de vários livros nas várias áreas humanísticas. Desde 1980 tem se ocupado intensamente com as questões da ecologia. Escreveu recentemente (Editora Vozes, 2012)   o livro “Sustentabilidade: O que é – O que não é” de onde foi extraído o texto acima.

 

Nota: O  texto “Sustentabilidade: O que é – O que não é” - Leonardo Boff, não representa necessariamente a opinião deste blog nem de nenhuma das igrejas do Movimento da Ciência Cristã. Foi publicado para  refletirmos sobre a importância do estudo da Bíblia em seu contexto histórico, nas dimensões política, social, cultural e econômica, com o objetivo de alcançarmos o significado espiritual das Escrituras e sua aplicabilidade na resolução dos atuais problemas  que a humanidade enfrenta.

 ________________________________________