terça-feira, 11 de setembro de 2012

MARY BAKER EDDY: SUA LIDERANÇA CONTÍNUA.

 

 

Sem título - Cópia

 

MARY BAKER EDDY: sua liderança contínua

Allison W. Phinney

 

Algumas vezes com apreço, outras de maneira incisivamente crítica, jornalistas, estudiosos, e outros observadores têm frequentemente analisado a forte liderança e inteligência de Mary Baker Eddy.

Em um processo judicial movido contra Mary Baker Eddy, quando já estava com oitenta e sete anos, um respeitável promotor público foi levado a constatar, meio a contra gosto: “A Sra. Eddy estava mais afiada do que uma armadilha de aço” (Reminiscência de Minnie A. Scott, The Mary Baker Eddy Collection,  The Mary Baker Eddy Library [Biblioteca Mary Baker Eddy]).

Os Cientistas Cristãos podem certamente compreender o que esse promotor estava falando! Entretanto, eles não estão propensos a se identificar com esse ponto de vista.

A razão não se deve apenas ao fato de que ele representava a parte oposta, mas também devido ao fato de que os Cientistas Cristãos não tendem a analisar a inteligência de Mary Baker Eddy sob aspectos pessoais.

As curas que vivenciamos pouco têm a ver com a mente humana. Referem-se a uma crescente compreensão de que tudo é Mente divina, não matéria. Fomos apresentados a esse Espírito ou Mente, não como uma doutrina ou ideal abstrato, mas como uma presença maravilhosamente amorosa.

Mary Baker Eddy [1821-1910]: Líder religiosa. Descobridora e fundadora da Ciência Cristã (Christian Science). Autora do Livro Texto da Ciência Cristã: “Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras”. Pastora Emérita de A Primeira Igreja de Cristo, Cientista, em Boston  Massachusetts, A Igreja Mãe. Presidente do Massachusetts Metaphysical College.   Autora do Manual da Primeira Igreja de Cristo, Cientista - A Igreja Mãe, em Boston Massachusetts. Fundadora do Jornal The Christian Science Monitor e da revista O Arauto da Ciência Cristã.

 

De fato, o que é percebido como o terno cuidado de Deus, quando alguém é curado pela Ciência Cristã, está relacionado com a suprema realidade de Deus, que é o próprio Amor, como nos ensina o Novo Testamento.

Reconhecidamente, ainda estamos aprendendo sobre tudo isso, mas a Ciência do Cristianismo nos guia continuamente para uma compreensão mais profunda. […]

 

Allison W. Phinney é Praticista e Professor de Ciência Cristã, domiciliado em Boston, Massachusetts, EUA. Ele foi Presidente de A Igreja Mãe de junho de 2009 a maio de 2010.

O artigo completo MARY BAKER EDDY: sua liderança contínua, da série O segundo século da Ciência Cristã  pode ser lido na revista O Arauto da Ciência Cristã: fevereiro de 2011, ano 61, nº 02, páginas 24-27. Publicada pela The Christian Science Publishing Society©, edição em português - impressa e PDF.

 

                                                        O Arauto da Ciência Cristã: Ano 61, nº 02

_____________________________________________________