sábado, 20 de abril de 2013

EVANGÉLICOS LAMENTAM USO DA BÍBLIA PARA JUSTIFICAR MALDIÇÃO SOBRE OS NEGROS E AFRICANOS

_________________________________________

 

 

Evangélicos lamentam uso da Bíblia para justificar maldições sobre negros e africanos

 

 

A Aliança Cristã Evangélica Brasileira repudiou, em nota pública, o uso inadequado das Escrituras Sagradas sobre supostas maldições sobre pessoas por causa de sua tez. "Não há nenhum apoio bíblico para defender qualquer maldição sobre negros ou africanos, que fazem parte, igualmente e em conjunto, da única família humana", frisa o documento.

 

Equívocos proferidos desde os púlpitos, redes sociais, tribunas e "até protocoladas junto à Justiça Federal, sob o manto da impunidade parlamentar" têm origem no texto que se encontra no livro de Gênesis, capítulo 9, versículos 20 a 27. Nessa passagem, explica a Aliança, Noé, embriagado, fica nu e é surpreendido por seu filho Cam [Cão], avisado que foi por seu neto Canaã, filho de Cam.

Ao invés de manter a discrição, Cam avisa os seus irmãos a respeito da nudez do pai, que se recusam a vê-lo nesse estado e o cobrem com uma manta. Ao saber da postura de Cam e de Canaã, Noé os amaldiçoa, destinando-lhe a servidão.

Noé amaldiçoando seu neto Canaã, gravura de Gustave Doré (1832-1883)

 

"O equívoco em questão dá a entender que a maldição proferida pelo patriarca bíblico contra Canaã, seu neto, e seu filho Cam, atinge os seres humanos de tez negra que habitaram originalmente o continente africano, o que explicaria os vários infortúnios em sua história passada e presente", explica a nota da Aliança.

Toda vez que esse texto foi aventado a partir "dessa hipótese vulgar, tratou-se de ato de má fé a serviço de interesses escusos", tanto na justificativa da escravidão de ameríndios no Brasil, dos negros vindos da África, quanto na elaboração de sistemas legais de segregação social, como aconteceu nos Estados Unidos, ou para justificar o "apartheid".

A Aliança alerta que toda passagem bíblica tem que ser lida em seu contexto imediato e considerado à luz de toda a Escritura. O próprio capítulo 9, do livro de Gênesis, afirma o desejo de Deus de abençoar vida, alimento e todo o necessário para o desenvolvimento dos descendentes de Noé.

"Não há nada, absolutamente nada, nem neste texto bíblico em foco, nem na Escritura como um todo, que indique qualquer maldição sobre negros e africanos, e muito menos algo que justifique a escravidão", destaca a nota da Aliança.


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

_________________________________________

 

Para refletir:

“As decisões por voto de comissões eclesiásticas sobre o que deve ou não deve ser considerado Escritura Sagrada; os erros evidentes das antigas versões; as trinta mil variantes do Antigo Testamento e as trezentas mil do Novo - esses fatos mostram como um sentido mortal e material se insinuou no relato divino, obscurecendo até certo ponto, com seu próprio matiz, as páginas inspiradas.

Os enganos, porém, não puderam obscurecer inteiramente a Ciência divina das Escrituras, a qual se revela desde o Gênesis até o Apocalipse, nem deturpar a demonstração de Jesus, nem anular a cura operada pelos profetas, os quais previram que "a pedra que os construtores rejeitaram" se tornaria "a principal pedra", a "angular".  Ciência e Saúde com Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy.

“O cristianismo nunca assentará em um Princípio divino para assim ser reconhecido como infalível, sem que antes se alcance sua Ciência absoluta. Quando isso for conseguido, nem orgulho, nem os preconceitos, nem a intolerância, nem a inveja poderão saloprar seus alicerces, pois estará edificado sobre a rocha, Cristo.” Ciência e Saúde com Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy.

 

Noé. Um mortal corpóreo; conhecimento da nulidade das coisas materiais e da imortalidade de tudo o que é espiritual. CS 592: 22

Cão (filho de Noé). Crença corpórea; sensualidade; escravidão; tirania. CS 587: 22

Canaã (filho de Cão). Uma crença sensual; o testemunho daquilo que é chamado sentido material; o erro que quer tornar  mortal o homem  e fazer a mente mortal escrava do corpo. CS 582: 25

CS = Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy

_________________________________________

Acesse: Moisés, Maomé, Jesus:  Leituras  do sagrado  e  fundamentalismos de Luiz Dietrich.

_________________________________________