domingo, 8 de setembro de 2013

O QUE SIGNIFICA SER O REFLEXO DE DEUS?


_____________________________________________________________________



O que significa ser o reflexo de Deus?

RUTH C. PRICE


Será que há algo em você, de que você não gosta? gostaria de mudar? Porventura você se sente incapaz de fazer alguma coisa nesse sentido? Se assim for, você tem algo em comum com Moisés, o chefe hebreu que deu aos israelitas os Dez Mandamentos, que ele tinha recebido de Deus no Monte Sinai.
Que relação poderá haver entre uma coisa e outra? De acordo com a narrativa bíblica, Moisés lutou contra as várias dúvidas que o assediavam acerca de suas próprias habilidades pessoais. Não se sentia capaz de fazer o que Deus queria que ele fizesse. Argumentava que não tinha capacidade oratória e pensava que ninguém escutaria o que ele tinha a dizer.
Foi então que algo de maravilhoso aconteceu. Deus disse a Moisés que não seria ele, na qualidade de ser humano, mas sim Deus, o grande Eu Sou, que estaria com Moisés e lhe diria o que fazer! Deus disse que daria a Moisés confiança e compreensão. Poria Suas palavras na boca de Moisés, para que ele soubesse o que tinha a dizer e a fazer.
 Seria possível acontecer isso? Sim, torna-se possível sempre que deixamos de ser tão autoconscientes e nos tornamos mais conscientes de Deus, isto é, quando começamos a compreender quem realmente somos.
A Ciência Cristã explica que quando Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre... todo os répteis que rastejam pela terra,“houve uma criação espiritual e não material.
                                        A Criação de Adão, do pintor italiano renascentista Michelangelo Buonarroti
Partindo dessa idéia, a Sra. Eddy, que descobriu a Ciência da criação espiritual, traz à luz as possibilidades do homem criado por Deus. Ela escreve: "O homem é a imagem e a semelhança de Deus; tudo o que é possível a Deus, é possível ao homem como reflexo de Deus.” 2
 Poderemos, à primeira vista, duvidar dessa verdade acerca de nós mesmos. Tiago aconselha àqueles que duvidam: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando.” 3
Se humilde e confiantemente rogamos a Deus pela compreensão espiritual que suplanta dúvidas e medo, começamos, então, a sentir o medo afastar-se da consciência, ao mesmo tempo que a realidade do homem na imagem de Deus desponta no pensamento.
Moisés aprendeu essa lição quando Deus lhe disse para pôr a mão no peito e este a retirou coberta da terrível doença que é a lepra. Seria esse o desejo de Deus para com ele?
Na realidade não, pois Deus disse-lhe para voltar a pôr a mão no peito, e aí, quando ele a retirou, tinha voltado ao seu estado normal. Não havia sinais da doença! O que tinha acontecido? Essa é apenas uma das muitas narrativas bíblicas acerca do que a compreensão de Deus pode fazer na consciência humana.
Quando nos encontramos ligados a um conceito material de vida, isto é, um conceito de vida cheio de receios que pretende ser o nosso próprio pensamento, talvez encontremos uma condição discordante que nos poderá parecer muito real.
Pensamentos errados poderão manifestar-se no nosso corpo como problemas de saúde de algum tipo. No entanto, pelo fato de a lei de Deus, lei de amor, sempre presente, estar governando o homem, podemos aprofundar-nos na consciência espiritual, isto é, na compreensão que a Mente divina nos concede. Desse modo descobrimos um sentido espiritual acerca do nosso eu, que restituirá ao nosso corpo o estado normal.
O reino do céu, ou seja, o reino do Cristo, a Verdade dentro em nós, libertar-nos-á da escravidão de todo o tipo de doenças. Tal como aprendemos em Ciência e Saúde, qualquer problema de saúde é o resultado de um conceito falso em relação a nós próprios, conceito esse que foi aceito como nosso ser real, em vez de lhe termos negado entrada na nossa consciência.
Tal como a Sra. Eddy explica em Ciência e Saúde: "A moléstia é sempre provocada por um falso conceito mentalmente cultivado, não destruído. A moléstia é uma imagem exteriorizada do pensamento. O estado mental é chamado estado material. Tudo o que se abriga na mente mortal como condição física, projetar-se no corpo.” 4
Quando compreendemos que toda e qualquer crença errada acerca de nós próprios que tenhamos acalentado, não é a verdade de nosso ser criado por Deus e sim essencialmente uma sugestão mesmérica da mente mortal, então encontramos a verdade que nos liberta. Os pensamentos angelicais provenientes da Mente divina espiritualizam a consciência humana e fazem desaparecer a doença.
Com a aspiração de atingir essa meta, não deveríamos, pois, eliminar de nós a auto desconfiança e autodepreciação? Esses traços não estão de acordo com o nosso verdadeiro eu como filhos de Deus.
Pensar corretamente não significa, de modo algum, depreciar o trabalho da mão de Deus ou duvidar da Sua habilidade para levar a cabo o que quer que tenha de ser feito. Quando se reconhecer que a Mente divina é quem controla tudo, não haverá pensamentos que escapem a esse controle.
O homem é o reflexo da perfeição. Seu relacionamento com Deus é indestrutível. Voltemos nossos afetos para essa verdade do nosso ser e amemos a nós mesmos e uns aos outros como Deus nos ama.
Na Bíblia podemos encontrar esta certeza reconfortante, vinda de Deus: ".. . como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” 5
Cristo Jesus, conhecendo essa verdade, disse uma vez a alguém que duvidou: "Não temas, crê somente.” 6 Ciência e Saúde, ao afirmar o domínio da Mente divina sobre os sentidos físicos, instiga: "Exerce tu essa autoridade conferida por Deus.
Toma posse de teu corpo e governa-lhe a sensação e a ação. Eleva-te na força do Espírito para resistir a tudo o que é dessemelhante do bem. Deus fez o homem capaz disso, e nada pode invalidar a faculdade e o poder divinamente outorgados ao homem.” 7
A Ciência Cristã, a revelação da Verdade na nossa época, está mostrando à humanidade o modo de enfrentar os desafios que constituem a frustração e a fraqueza física, provando o domínio que de direito pertence ao homem como verdadeiro reflexo de Deus.
1 Gênesis 1:26.  2 Miscellaneous Writings, p.183.  3 Tiago 1:5,6.  4 Ciência e Saúde, p. 411.  5 Josué 1:5. 6 Marcos 5:36. 7 Ciência e Saúde, p.393.  

Fonte: revista O Arauto da Ciência Cristã, fevereiro de 1990. The Christian Science Publishing Society, todos os direitos reservados. 


Leia neste blog: A cura por meio da compreensão da natureza do homem como reflexo.

______________________________________________