terça-feira, 13 de janeiro de 2015

PIONEIRO DA CIÊNCIA CRISTÃ NO ESTADO DE SANTA CATARINA: Otto Schaefer

__________________________________________

 

HISTÓRIA:

 

1ª Igreja CC Blumenau_14.01.2013_ Foto Edésio Ferreira Filho.

1ª Igreja de Cristo, Cientista Blumenau, SC, Brasil. 

 

 

Pioneiro da Ciência Cristã

no estado de Santa Catarina: Otto Schaefer 

 

 

Otto Schaefer, marceneiro, conheceu a Ciência Cristã, na Suíça, instalou-se em Hansa-Hammonia, hoje Ibirama. Difundiu a Ciência Cristã, através das curas que realizou.

Muita gente vinha até Hammonia a procura de cura. Eram de Porto União, Mafra, Canoinhas, Florianópolis, Blumenau, Joinville, entre outras cidades [temos registros de curas realizadas por ele – relatos das senhoras Dolores, Mita e Marta, que foram membros da  Sociedade de Ciência Cristã de Curitiba].

1_Hammonia 04 - Cópia 

Foto: autor desconhecido

 

O Sr. Otto possuía uma grande casa, que foi usada como hotel, onde  era servido alimentação,   para hospedar os doente, além de realizar cultos da Ciência Cristã.

Em 1921, diversas famílias interessadas nos ensinamentos desta Ciência, iam de trem de Blumenau para Hamonia com a finalidade de assistirem ao culto dominical da Ciência Cristâ, na casa do Sr. Otto Schaefer.

3_Estação IBIRAMA - Cópia 

 

ibirama_TREM 02

Estação Ferroviária de Hamonia - Fotos: autor desconhecido

 

Quando o número de estudantes de Ciência Cristã cresceu, em Blumenau, a família Bonemassou ofereceu uma sala de sua casa para que realizassem os cultos. Então, o Sr. Schaefer ia até esta cidade, de vez em quando, para celebrar cultos dominicais.

Fonte: Arquivos da 1ª Igreja de Cristo Cientista, do Rio de Janeiro e memórias de Robert Duenki e Irma Mueller Machado da Luz. Organização: Edésio Ferreira Filho, MSc.

4_ Hammonia - Cópia           Hamonia -  Foto: autor desconhecido

 

 

Sobre Ibirama, Santa Catarina - Brasil 

Ibirama localiza-se a uma latitude 27º03'25" sul e a uma longitude 49º31'04" oeste, estando a uma altitude de 150 metros, acima do nível do mar, apresenta clima Subtropical. Com  área de 246,705 km², faz divisa com  Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul. Distante de Florianópolis, 200 Km. Sua população,  estimada em 2011,  era de 17 447 habitantes. 

mapa_sc_Ibirama

 


 

Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral e o território tradicional dos índios caingangues, no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.  "Ibirama" é uma palavra tupi que significa "terra da fartura", através da junção dos termos yby ("terra") e ram ("promissor", "que será").

xokleng_7 

Foto: autor desconhecido

 

Em 30 de março de 1897, foi organizada em Hamburgo, Alemanha, a Sociedade Colonizadora Hanseática, com o objetivode colonizar as terras devolutas dos vales dos rios Hercílio e Itapocu, concedidas pelo Governo de Santa Catarina.

No dia 7 de novembro de 1897, saíram, da Subida (em Apiúna, em Santa Catarina), o presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática, A. W. Sellin; o engenheiro Emil Odebrecht; seis operários brasileiros e um cozinheiro alemão, em canoas subindo o Rio Itajaí-Açu até chegarem à confluêcia com o Rio Itajaí do Norte, onde pernoitaram.  

No dia seguinte, 8 de novembro, chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação da colônia. Foram feitas explorações, achou-se o lugar ideal para a sede da nova cidade, Hansa-Hammonia.  Seus colonizadores foram basicamente alemães e italianos.

Em julho de 1899, veio residir no lugar, com muito ânimo, o primeiro colono, o Sr.Willy Luderwald e sua esposa e, no final do mesmo ano, chegaram as famílias de: Karl Engelhardt, Ludau Kitzenger, Ochmanne e Conrado Wagner, este último, solteiro. Novos colonizadores foram chegando e se dedicando à agricultura e pecuária e, em pouco tempo, foram surgindo incipientes, mas promissoras atividades industriais, especialmente nos ramos de laticínios, madeiras, féculas e produtos derivados de suínos.

Hansa-Hammonia subordinado a Blumenau, foi elevado à categoria de Distrito deste município  pela lei municipal nº 60, de 02-03-1912. Com a denominação de Dalbérgia, pelo decreto estadual nº 498, de 17-02-1934, desmembrado de Blunemau, sede no povoado de Nova Breslau e Nova Bremem. Constituído de 4 distritos: Dalbérgia, Harmônia, Gustavo Richard e José Boiteux. Foi  instalado município em 02-031934.

Finalmente, em 1943, a lei que fixava o Quadro Territorial do Estado de Santa Catarina, alegando tratar-se de um nome estrangeiro, passou a denomina-lo Ibirama. Fonte:  Wikipédia - a enciclopédia livre.

 

 Nota: em janeiro de 2012, Edésio Ferreira Filho,  Meire e Maisa Alves, MSc. iniciaram a coleta de dados históricos  sobre a criação do Cemitério Confessional da Ciência Cristã, em Blumenau. Este material será publicado oportunamente.

 

logo_RAIO DE SOL no Paraná I

 

A coleta de dados sobre o Cemitério Confessional da Ciência Cristã, em Blumenau,  e a publicação desta página  são desdobramentos do evento RAIO DE SOL PARANÁ, realizado em Mandirituba/Curitiba - em janeiro de 2007. Organizado por Edésio Ferreira Filho e Ramona Esther Nunez.

Organização desta página: Edésio Ferreira Filho, MSc. 

___________________________________

 

Sobre o Raio de Sol no Paraná acesse:

 

   peabirucamp.contato@gmail.com

__________________________________________