segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ORIGEM DO ACAMPAMENTO ITINERANTE PEABIRU - DEPOIMENTO DE PESSOAS QUE ESTIVERAM NO RAIO DE SOL NO PARANÁ

_______________________________________________








___________________________________



Mensagem do 

Professor Orlando Trentini, CSB.


Desejo a todos uma reunião muito feliz e muito proveitosa. Sinto não poder estar presente em pessoa, mas estou presente com vocês em oração. A Mente divina que inspirou a realização deste evento está presente e é a Mente única que cada um dos participantes e de todos que ouviram sobre o evento, não podem ter outra Mente.
Todas as coisas e todas as pessoas cooperam, trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, e que são chamados segundo ao seu propósito. É a promessa que recebemos da Bíblia.

E esta promessa se cumpre no Raio de Sol no Paraná.

Um grande abraço a cada participante, e um muito obrigado à Esther e ao Edésio, e a outros que estão ativos ajudando para que este evento seja uma benção real para todo o Movimento da Ciência Cristã.

Orlando Trentini - Rio Vista, CA , EUA 31/12/ 2006






SOBRE O ACAMPAMENTO PARANAENSE PARA

 CIENTISTAS CRISTÃOS E SEUS AMIGOS

RAIO DE SOL 2007


Cientistas Cristãos e seus amigos, jovens e adultos, estiveram reunidos para se divertirem e ponderarem sobre as qualidades espirituais vivenciadas pelos pioneiros da Ciência Cristã no Brasil. 

O acampamento foi realizado de 04 a 07 de Jan de 2007 na Chácara Vida Novaem Mandirituba - Paraná.


Os Coordenadores do Encontro Paranaense de Cientistas Cristãos e seus Amigos, agradecem a todos os participantes, praticistas e professores presentes neste evento, pelo enriquecimento, o progresso , a harmonia e a graça que foi derramado sobre todos, em prol da Causa da Ciência Cristã no Brasil.

A todos nosso Muito Obrigado.


_______________________________________


      "Eis sobre os montes os pés do que traz boas novas, 
do que anuncia paz."
Naum 1:15

"Os tempos vindouros terão de contar
o que o pioneiro realizou."


Mary Baker Eddy



Desde a realização do 1º Raio de Sol - Acampamento Latino Americano para Jovens Cientistas Cristãos, organizado por membros da Primeira Igreja de Cristo Cientista de Porto Alegre-RS, em 1977/1978, na cidade de Gramado, muitos eventos semelhantes tem acontecido no Brasil.

Entre eles uma versão catarinense do Raio de Sol, na cidade de Rodeio - SC, o IV Encontro de Jovens da Ciência Cristã, promovido por jovens da Primeira Igreja de Cristo Cientista de Blumenau.

Estes eventos, cada um deles com características próprias, tiveram como objetivo comum congregar jovens cientistas cristãos, para que ampliassem sua compreensão acerca dos ensinamentos da Christian Science, num ambiente descontraído e divertido, em locais de natureza privilegiada.

A grande maioria destas iniciativas, de caráter particular, estiveram a cargo de jovens membros de igrejas filiais, muitos deles ainda frequentando a escola dominical. Apoiados sempre por membros ativos, no trabalho da igreja, na prática pública e/ou no ensino da Christian Science. Desta maneira, também realizou-se o Encontro Brasileiro de Jovens em São Paulo, no ano de 1989, patrocinado pela Primeira Igreja de Cristo, Cientista - sediada em Boston, Massachusetts, E.U.A.

Podemos afirmar, que todos estes eventos tem se caracterizado pela alegria e o amor espontâneos, expressos por seus organizadores e participantes. Acertadamente, os criadores do primeiro Raio de Sol escolheram como uma das idéias norteadoras daquela reunião, a afirmação de nossa Líder, Mary Baker Eddy: “As idéias infinitas da Mente folgam e se divertem”(C&S514:7-8).

O RAIO DE SOL vivenciado no Acampamento Paranaense para Cientistas Cristão e seus Amigos, teve a mesma finalidade dos eventos anteriores, congregando cientistas cristãos de todas as idades, para juntos expressarem gratidão pelos ensinamentos da Christian Science.

Para este evento, escolhemos como tema central o que registrou a Srª Eddy em Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras:“Os tempos vindouros terão de contar o que o pioneiro realizou” (C&S vii:21).

Nesta versão paranaense do Raio de Sol, estivemos ponderando juntos sobre as qualidades espirituais expressas por aquelas pessoas que ao praticarem a cura pelo Cristo, tornaram-se capazes de realizações cristãs maravilhosas, promovendo a causa da Christian Science, principalmente no país.
Os cientistas cristãos brasileiros sabem que são escassos ou talvez até inexistentes, registros escritos sobre os pioneiros do nosso movimento religioso no Brasil.

No entanto, muitos deles são conhecedores de relatos empolgantes sobre pessoas que não mediram esforços para tornar conhecida a cura pela Christian Science em diferentes regiões do nosso  país.
 Acreditávamos que estes fatos históricos mereciam ser resgatados e dados a conhecer mais ampla, disto constou o centro deste Acampamento.
O Acampamento Paranaense para Cientistas Cristãos e seus Amigos teve por missão promover eventos onde participantes, organizadores, palestrantes, conselheiros e instrutores se divertissem e trabalhassem individual e coletivamente para demonstrarem os princípios da Ciência Cristã, como constam na Bíblia e no livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras de Mary Baker Eddy.

As atividades programadas, tanto as de lazer como as inspiradoras, tiveram por finalidade ampliar a compreensão dos participantes acerca dos ensinamentos da Christian Science, mediante o reconhecimento da presença constante de Deus, para que demonstrem a Ciência Divina.



O Acampamento foi uma iniciativa de caráter particular e os custos do evento foram pagos pelos seus participantes. No entanto, seus organizadores, palestrantes, conselheiros, instrutores e campistas apóiam, incentivam e fazem parte das atividades sanadoras da Igreja Mãe, A Primeira Igreja de Cristo, Cientista em Boston, MA, EUA, o site Spirituality, o Monitor da Christian Science, a Biblioteca Mary Baker Eddy, bem como de suas filiais estabelecidas em diversos países do mundo.


O objetivo geral deste Acampamento foi ponderar sobre as qualidades espirituais expressas por aquelas pessoas que, ao praticarem de modo pioneiro a Christian Science, tornaram-se capazes de realizações cristãs maravilhosas, ao introduzirem este movimento religioso no Brasil, tornando-se para nós exemplos da aplicabilidade sempre presente da Ciência do Cristo.

Os objetivos específicos incluíram:

• Congregar cientistas cristãos e seus amigos para que juntos se divertissem e ampliassem a compreensão acerca dos ensinamentos da Christian Science;
Informar amigos de cientistas cristãos sobre fatos concernentes aos ensinamentos da Christian Science;

• Resgatar fatos relativos acerca de pessoas que de modo pioneiro introduziram a Christian Science no Brasil;

• Ponderar sobre as qualidades espirituais expressas pelos pioneiros da causa da Christian Science no Brasil e no mundo;

• Refletir sobre a necessidade individual da busca constante da compreensão e da percepção da verdade espiritual, para podermos enfrentar os desafios deste novo século;

• Reconhecer a possibilidade sempre presente de utilizarmos idéias espirituais para solucionarmos os problemas que defrontamos diariamente;

• Expressar gratidão pelos ensinamentos da Christian Science.


_____________________________________



OS PIONEIROS DA CHRISTIAN SCIENCE  NO BRASIL


Otto Alberto Schmidt e Helene Marie Von Schramm se conheceram através da Ciência Cristã, nos cultos que participavam juntos. Foi assim que conheceram a mesma praticista, esta por sua vez havia curado Helene através da oração, pois esta se encontrava muito doente após ter perdido todos os bens que seu pai lhe deixara. Otto, por sua vez, estava sem emprego, sem dinheiro para se manter e nenhuma perspectiva de uma vida melhor. Foi quando a praticista da igreja , sabendo das dificuldades de ambos, contou que recebera uma carta de Blumenau – Santa Catarina – Brasil, pedindo ajuda para que mandassem pessoas dispostas a ajudar e a curar através da oração, todos aqueles que pedissem esta ajuda. Sabiam muito  bem o que estavam prestes a aceitar. 

      Otto Alberto Schmidt e Helene Marie Von Schramm:
 uma união dedicada  a cura cristã no Brasil



Aceitando o trabalho, resolveram se casar e partiram para o Brasil, deixando Dresdem na Alemanha , para cumprir sua missão, de curar as pessoas através da oração. Este casal com grande dedicação, não mediu esforços para cumprir seu trabalho com amor, pois não houve outros que cumprissem tão ardorosamente seu dever.

Quando embarcaram para a viagem que os traria para o Brasil em 1926, durante o percurso de navio já começaram a desenvolver seu trabalho, organizando cultos de cura nas quartas – feiras e nos domingos , comunicaram à tripulação que estavam vindo para o sul do Brasil em missão de cura aos que deles precisassem. Muitos que estavam ali, escutaram com atenção tudo que os mesmos disseram e iam nos encontros a fim de receber curas.

Nesta mesma viagem, acabaram encontrando Dora Vetter e Hedwig Stoeger, que já eram praticistas, estas os ajudaram os ajudaram nos encontros.

Ao  chegarem  no  litoral  de São Paulo,  Ilha das Flores, que aguardar  quarenta  dias  para  perseguir.  Após,  foram tiveram   liberados   para  seguir viagem   para  Blumenau - Santa Catarina, de barco pelo   rio  Itajaí-assu

Ao   chegarem  souberam  que  Dora  Vetter já  trabalhava em  Blumenau  como  praticista,  sendo assim aceitaram um trabalho em uma localidade a 60  km da  cidade em uma chácara, onde permaneceram por um tempo.



PRIMEIRA IGREJA DE CRISTO, CIENTISTA, BLUMENAU



  






  Lustre da sala de cultos 


Estavam felizes,  pois  tinham  tudo  que  precisavam  para  sua  sobrevivência,  criavam  animais,  plantavam  e  vendiam  produtos  para  as  colônias. Porem  perceberam  que não estavam desempenhando a sua verdadeira missão, Helene  Marie após sofrer uma   fratura  em  um  dos   braços, e  depois de   ter  sofrido   com  as   técnicas  medicas,   teve   uma  nova fratura  em    outro braço  resolvendo  recorrer  a oração  para  efetuar  a cura,   a qual  ocorreu  em  uma  única  noite.  Foi quando  Otto e  Helene  sentaram  e  começaram  a conversar sobre o verdadeiro  sentido  de sua vinda para o Brasil, resolvendo largar sua vida simples no interior para disponibilizar seu tempo para ajudar as pessoas... (texto completo  disponível  em http://www.trentinicsb.com/ .


___________________________________



PALESTRAS PROFERIDAS


     
                                                            PIONEIRO, EU?!

• Pioneiro:
 

  – Agir.

   – Estar sempre “pronto”!!!

               – Clara percepção da Onipotência,
                      Onipresença e da Onisciência de Deus. – Confiança irrestrita!
                    – Dificuldades, dúvidas, angústias
                     muitos passam por isso 
                    – os vencedores são os que sabem anular e     elevar  o
            pensamento para vencer as dificuldades!!!

        • Pioneiro, eu??!!!
       SIM!!!!


 
                                                              Evelin Castellar Frizotti


Gostaríamos de destacar o empenho e o esforço da praticista e amiga, Evelin Catellar Frizotti, que viajou a noite toda desde Ijui RS, chegando ao lugar do encontro pela manhã. Deu uma palestra sobre os Pioneiros Bíblicos e retornou para a sua cidade no mesmo dia, pois estava se preparando para a dissertação do seu Mestrado que iria realizar noutro país na semana seguinte.



A PAISAGEM E SEUS ELEMENTOS:

METÁFORAS DA NATUREZA CONTIDAS NA BÍBLIA 


E NOS ESCRITOS DE MARY BAKER EDDY




  Loubert Milani


APRESENTAÇÃO

Foi muito gratificante e estimulante para mim pesquisar esse tema. Sou muito grato a Comissão pelo convite e pelo apoio que recebi de diversas pessoas.

OBJETIVO
Reconhecer a utilização da beleza e dos elementos que compõe a paisagem, como metáforas da natureza, na Bíblia e nos Escritos de Mary Baker Eddy, para ensinar as verdades (fatos) espirituais.



Não vou filosofar sobre o tema. Vou apresentar um pouco da minha pesquisa e vamos trocar idéias. Vamos todos crescer juntos – (olha uma metáfora) crescer em compreensão e não em tamanho.... O objetivo é colaborar para que haja um despertar de interesse em que vocês também  pesquisem e ampliem seus

É com freqüência que encontramos semanalmente nas lições-sermão vários textos metafóricos.

A metáfora  é  uma  figura de  linguagem  que  serve  para dar  maior  brilho e  ênfase  à  comunicação. É uma linguagem  simples  para que a comunicação seja eficaz.  É um  uso  figurado das palavras. A metáfora faz parte da linguagem quotidiana de todos nós.

A Bíblia bem como Ciência e Saúde e as demais obras de Mary Baker Eddy são riquíssimos em metáforas, símbolos, parábolas, alegorias, sentidos figurados.

O assunto é muuuuuito amplo. Longe de mim a intenção de ensinar, mas quero sim trazer à tona uma maneira de refletir o que falamos e lemos constantemente, às vezes sem perceber.

_____________________________________




 DEPOIMENTO DE PESSOAS QUE ESTIVERAM 

NO RAIO DE SOL NO PARANÁ - 2007.







 Lourdes D. Schumann - Ijuí


É com carinho e gratidão que para mim ficou marcado o encontro de estudos sobre ”O Pioneirismo dos Cientistas Cristãos em nosso país”. As historias foram tão profundas que me deixaram fascinada por tudo, pela dedicação dos pioneiros e pela delicadeza dos mesmos em tratar de algo tão importante “a cura através da oração”.Hoje estamos debatendo e continuando o papel que eles iniciaram há tantos anos.


Foi maravilhoso conhecer as historias de tantas pessoas que contribuíram através da Ciência Cristã em trazer saúde a tantos que precisam e que por esse motivo, ainda hoje, os cientistas cristãos estão na luta para que se faça continuidade deste lindo trabalho.


É tão bom saber que encontrei pessoas com interesse no bem comum, de trazer o bem e fazer o bem, aos outros.Este acampamento conseguiu conciliar oração, trabalho do estudo, divertimento, testemunhos de cura e também cultura, nos dando horas tão agradáveis que me marcaram profundamente.


Sou grata por tudo, agradeço a Deus, e a amiga Evelin Castelar pela força e coragem que me incentivou a ir a este encontro, pois graças ao seu convite e pelo amor do Pai consegui estar presente e conhecer pessoas tão maravilhosas, queridas que muito me auxiliaram e me ajudaram. 

Ganhei um lindo presente: o convívio e a amizade de todos vocês.Também não posso deixar de expressar minha gratidão a Esther e ao Edésio pelo trabalho desenvolvidos tão maravilhosamente coordenados por estes, ao casal proprietários da chácara onde ficamos hospedados.Posso dizer que nada faltou a este encontro, para mim foi perfeito... Pois Deus o quis assim.




                                            

Vasti Alves de Oliveira - Rio de Janeiro


Começo enfatizando minha alegria e gratidão por ter se realizado o Acampamento Paranaense para Cientistas Cristãos e seus Amigos e eu ter participado dele.

Várias percepções me vem ao pensamento: a dedicação, perseverança e confiança dos organizadores que venceram vários desafios. Esse amor abnegado ficou evidente com a escolha adequada do local, onde desfrutamos de beleza, amplidão, suprimento, alegria e harmonia.

Acho que se cumpriu o propósito do Acampamento de contar a história dos pioneiros da Ciência Cristã no Brasil. Eu sabia de pioneiros no Rio que tinham pensado em fazer o histórico e deixaram algum material que foi útil para a gente dar prosseguimento.

A pesquisa que comecei a fazer foi sempre muito agradável e contei com a participação de vários outros membros, ex-membros atuando em Igrejas da Ciência em outros Estados e até mesmo em outros países. Especialmente foi importante ter acesso a testemunhos de cura que eu não conhecia, muitos dos quais foram motivadores para que os testemunhantes entrassem para a prática pública da Ciência Cristã.

Pude ter uma percepção de como João Batista recebeu a confirmação de que Jesus é o Cristo, conforme orientação do Mestre sobre os testemunhos de cura que os discípulos de João já haviam presenciado. "Então, Jesus lhes respondeu: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho" (Lucas 7:22).

Apreciei muito como aconteceu a inteiração entre as pessoas durante o evento, inclusive quando foram apresentados slides sobre as Cordilheiras do Himalaia com explanação em espanhol. Sentí-me motivada para dedicar-me mais ao estudo dessa língua, que muito aprecio. Outro aspecto interessante foi poder rever amigos, conhecer novos amigos, jovens alunos da Escola dominical, dentre outros.

Como pontos altos do encontro acentuo além do teatro, muito bate-papo, assuntos temáticos, a apresentação dos grupos sobre as realizações dos pioneiros da Ciência Cristã nos diversos Estados do Brasil.

Um acontecimento tão importante como este também trouxe desdobramentos. Relatarei alguns: após o acampamento, eu e mais 2 amigas fomos acolhidas pela organizadora do evento. 


Tivemos umas poucas, porém, maravilhosas horas em sua casa. Pude perceber sua clareza nas idéias, doação e as inesquecíveis panquecas de siri (toda a carne tirada manualmente, sem uma casquinha sequer e um sabor especial!). Outra colega me convidou para fazer um belo passeio de trem (Curitiba a Morretes) e foram imagens encantadoras daquele lugar e histórias pitorescas dos personagens que contribuíram para o desenvolvimento daquela região.

Depois da minha volta ao Rio, continuei a pesquisa juntamente com outro membro de nossa Igreja. Visitamos o filho de um casal de pioneiros, onde colhemos informações preciosas. Ele relatou que durante a epidemia da gripe espanhola no Rio de Janeiro, em 1918, seu pai foi jogado no meio de uma porção de cadáveres, dado como morto. Antes mesmo de chegar ao local de sepultamento para ser enterrado numa vala comum, aquele pioneiro da Ciência Cristã conseguiu salvar-se; levantou-se e como era cidadão suíço, recorreu ao Consulado do seu país, pois ficou sem qualquer documento.

Tínhamos o registro de que este senhor, Daniel Wiler, costumava ler o livro Ciência e Saúde, com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, no Hospital dos Estrangeiros e travou conhecimento com as senhoras Mary e Karr, que costumavam ler a lição-Sermão para os doentes que demonstravam interesse pela Ciência Cristã. Isso não lhes parece maravilhoso?


Continuo pensando em novos passos como desdobramento. Agora quero saber mais de vocês.

Um grande e caloroso abraço.






                                 
                                                     Maisa Alves - São Paulo


Tenho sempre pensado nos dias em que passamos juntos lá no Encontro sobre os Pioneiros. Alegro-me a cada lembrança.

Ouvimos relatos sobre as igrejas/sociedades de SP, Curitiba, Blumenau, Panambi, RJ, SCS, Mal. Rondon, Angola, Santa Maria, Brasília, Florianópolis, além de relatos dos pioneiros na Organização Universitária em SP, e os pioneiros do Encontro de jovens, o Raio de Sol, e sua importância para o fortalecimento de seus frequentadores.

Além da palestra de abertura da Evelin sobre os pioneiros na Bíblia, e em como cada um de nós podemos ser pioneiros em nosso trabalho no movimento da Ciência Cristã, e a palestra inspirada do Loubert sobre os elementos espirituais da natureza.

Ah, sim! tivemos música Paraguaia e teatro. Adorei ter representado.. fazia muittoooooos anos que não o fazia. Gostei muito do tour por Curitiba.
Sem contar a chácara com visual e comida agradáveis aos sentidos.

Destaco a simplicidade da Ciência que permitiu juntar num mesmo evento, novos estudantes, praticistas, professor, jovens e adultos, como citei na palestra de encerramento.

Foi um evento para resgatar a história, mas ao mesmo tempo um evento sem idade, tão perto cada personagem atual ou do passado das igrejas, estavam de nós.

Emocionei-me  muito com as histórias dos pioneiros, saber que eles acolhiam os pacientes em suas casas, que vinham de outros países, abandonavam a família e posição social para "talhar o carvalho bruto". Pessoas incomuns com missões especiais, as mesmas que temos hoje, nós pessoas incomuns.

Percebí que às vezes arranjo desculpas para não ir à igreja, que hoje graças aos pioneiros, é tão perto de casa, e às vezes me esqueço como é farta a literatura para estudos. Que eles traduziram. Não aproveitar estas dádivas! Sentí vergonha! Pioneiros, me desculpem!

Tivemos dois cultos, assistidos em parte pelo dono da Chácara que recebeu de todos uma assinatura do Arauto. O Cristo continua a se comunicar com ele e sua família, abençoando-os e levando-os à Verdade.

Enfim, o Raio de Sol espalhou a luz em nossos corações e iluminou o Paraná e as igrejas de todo o país. E as mensagens transmitidas se propagam em benefício do movimento da Ciência Cristã e da humanidade.

Mas o trabalho continua, os organizadores pedem para que todos vocês escrevam um depoimento para registro no site ou no Arauto, e quem tiver, mande fotos para os arquivos do evento, que terá continuidade em breve.

A igreja de São Caetano pretende fazer uma reunião em sua sede para divulgar aos membros a sua linda história, e colherá mais registros e fotos para o proximo evento.

Junte-se a nós. Percebemos todos, que os relatos tem datas, nome de pessoas e histórias conflitantes, e que será necessário continuar recolhendo relatos (peça aos membros de suas igrejas) para cruzar as informações.

Escreva para o grupo. Dei o ponta pé com este email, se quiser, pode escrever seu depoimento e responder a todos. Será uma alegria ouvirmos os seus relatos.

Enfim, estive muito empolgada com tudo. Mas o que mais me empolgou foi o convívio com cientistas cristãos de outras igrejas, outros estados, poder me aproximar de pessoas que conhecía apenas pelo nome, ou que ainda não conhecia, e que agora está no meu registro de amigos.

Tudo isso foi muito bom para meu espírito cientista, estou feliz por fazer parte desta grande família, e por ter podido estar com vocês nestes dias maravilhosos!





Loubert Milani – São Paulo
 
 Quero pegar carona nesse maravilhoso relato da Maísa sobre os inspirados dias que passamos no Raio de Sol de 2007.

Para mim também foi um graaaaaande privilégio ter participado desse encontro. Obrigado por terem aberto uma oportunidade aos acima de 30 anos. rsssss

Aprendi muito com as experiências de todos. E como a Maisa fala, 'benditos' pioneiros, que não mediram forças para expressar a ciência do Cristo, conforme revelada pela nossa líder Mary Baker Eddy. Eles trouxeram para nós a igreja que melhor representa o verdadeiro cristianismo. Não viram barreiras nem limitações, e em tudo foram supridos pelo nosso bondoso Pai e por suas mentalidades espiritualizadas.

Como é gratificante saber um pouco da 'nossa' história e gosto de me dar conta de que as curas e demonstrações que eles largamente faziam estavam baseadas na compreensão que tinham da Bíblia e do Ciência e Saúde, os mesmos livros que temos à mão constantemente.

Sou muito grato a esses e também a outros pioneiros que tive a maravilhosa oportunidade de conhecer, conviver e aprender muito, como Henrique Gelber (um dos tradutores de Ciência e Saúde), Cristina Trentini, Paulo Fritsche, Edy Meirelles, os irmãos Noé e Geraldo Marcondes, Erminda Trentini, nosso querido professor Orlando, pais da Lia e tantos e tantos outros valorosos Cientistas Cristãos que demonstraram e demonstram muito amor a Deus, amor ao próximo e amor à igreja.

Hoje a história continua conosco. Fiquei contente em ver uma reunião com tantos praticistas de várias partes do Brasil, nossa querida professora Alessandra e tantos outros 'pioneiros' em levar avante essa grande obra. Todos inspirados pelo Cristo. E, como falei na reunião, é perfeita a analogia de quando Jesus mandou seus discípulos pregarem o Cristianismo de cidade em cidade, todos voltavam maravilhados com as curas que eram feitas pela sua ciência. Cada um de nós é esse discípulo. Hoje nós continuamos desenhando esta história.

Tenho muita coisa ainda a falar, mas agora somente quero deixar muita profunda gratidão a todos e em especial à Esther e Edésio por terem sido humildes em ouvir a orientação do Pai e terem proporcionado um evento desses.



 

QUAL DAS DUAS É
Heloisa Marina da Silva - Florianópolis?


O encontro foi precioso, todas as palestras foram apresentadas com muito amor, e foram profundamente inspiradoras e reveladoras. Ainda mais reveladora foi a pesquisa sobre os pioneiros da Ciência Cristã no Brasil. 

Essas mulheres e esses homens foram como Raios de Sol que se espelharam, não guardaram para si sua luz mas inundaram tudo ao redor com seus conhecimentos e compreensão a cerca do Amor divino. Foi gratificante e instigador pensar sobre o trabalho deles, também instigadora foi a pergunta que a Eveline nos deixou: posso eu também ser uma pioneira?





Marcia Machado Flesch - Florianópolis


O encontro, além de ter sido uma ótima oportunidade de conhecer ou de reencontrar pessoas que tem interesse pelo movimento da Ciência Cristã aqui no Brasil, também foi  muito valioso por seu objetivo que foi reunir os dados históricos.

Pude notar que, embora já tenha se passado muito tempo, vários presentes foram testemunhas vivas do início de muitas das igrejas, sociedades e organizações universitárias e das curas realizadas nessas comunidades.




                                                   Claudia Honorato – Chile


A penas leí la invitación que nos hicieron desde Brasil a este Acampamento , supe que sería bueno y Dios me envió para traer las nuevas buenas. Fue muy bueno conocer y tomar conciencia de los logros que se alcanzan por medio de la comprensión espiritual, amor y más cualidades que tiene todo pionero , así como los desafíos que en este caso tuvieron que enfrentar. Creo que el mensaje es , ser un pionero más, identificarse con esas cualidades y salir al mundo a trabajar por la causa de la Christian Science.
_________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário